ProAquarios

dicas

Fique atualizado com nossas dicas, notícias, novidades e curiosidades

Troca Parcial de Água, quando fazer?

Uma parte fundamental da manutenção do aquário é a troca de água, que deve ser realizada a cada uma ou duas semanas. Na maioria dos casos, de 10-15% do volume do tanque é suficiente. Um bom método é o de aspirar o cascalho, que irá eliminar os alimentos não consumidos e outros resíduos que se depositam sobre o substrato.


É altamente recomendável verificar os parâmetros da água. A água de torneira (água encanada) contém cloro e/ou cloramina (cloramina = cloro + amônia). O condicionador de água irá neutralizar o cloro em ambos os casos, mas o amoníaco ainda estará presente na última. A amômia tem que ser eliminada pelas bactérias nitrificantes presentes no aquário. Isso pode demorar mais do que o peixe pode tolerar. Por isso não é recomendado trocar muita água.

Outros elementos da água municipal podem ser fosfato, ferro e outros metais pesados. 

Utilizar água de um filtro deionizador pode ser a solução. Mas esta água filtrada também deve ser verificada e deve ser considerada parte de sua rotina de manutenção do aquário. As membranas e resinas do filtro podem ser danificadas ou podem exigir a substituição antes da data de expiração.

← VOLTAR DICAS

Nossos Serviços

rod 1

Nossos Clientes

rod 2

Nossos Parceiros

rod 3

nossos canais

rod 4

Você está aqui: Home Dicas Troca Parcial de Água, quando fazer?